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Consultoria em expansão de franquias: saiba como investir?

Consultoria em expansão de franquias saiba como investir

Consultoria em expansão de franquias: saiba como investir?

Será que vale a pena investir em consultoria de expansão de franquias? Afinal, do que se trata esse tipo de serviço?

Como a consultoria pode ajudar empreendedores que desejam crescer em um período de tantas incertezas e mudanças causadas por uma economia mundial? Se você tem essas dúvidas, esse artigo pode te ajudar!

Os serviços de consultoria em expansão de franquias existem para atender um objetivo central: ajudar o empresário a analisar e tomar as melhores decisões para os rumos do seu negócio a curto, médio e longo prazo.

Considerando que as franquias são caracterizadas por um modelo de negócio que já existe e permite ao franqueado fazer parte da marca e empreender.

De acordo com o franqueador, o cenário para empreender tem muitas especificidades e uma consultoria personalizada pode ser a chave que você precisa para planejar todas as etapas deste novo empreendimento.

Continue lendo e saiba mais!

O que é consultoria para expansão de franquias?

Os serviços de consultoria para expansão de franquias consistem em fornecer informações, análises e estratégias para os empreendedores que desejam investir em um negócio. Considerando os objetivos da empresa em diversos momentos.

Em outras palavras, é uma das ações mais importantes para quem visa sucesso nos empreendimentos.

Quanto mais personalizada for a consultoria para expansão de franquias, melhor será o diagnóstico dos desafios a serem vencidos pelo empreendedor.

Na prática, a consultoria para expansão de franquias é essencial para:

  • Planejar ações de curto, médio e longo prazo para o crescimento do negócio;
  • Mapear momentos propícios do mercado para expandir e abrir novas filiais;
  • Sugerir os melhores locais para expandir o negócio (cidade, ponto comercial, bairro);
  • Identificar as demandas de qualificação do franqueado e de sua equipe para melhorar a gestão do negócio, tirar dúvidas e criar um processo de trabalho alinhado com os objetivos da expansão;
  • Analisar e propor melhorias nos processos existentes de expansão de franquias;
  • Fornecer um suporte customizado para clientes que possuem dúvidas relacionadas a gestão, análise de negócios, implementação de franquias, tomada de decisão e demandas operacionais do negócio.

Por que investir em consultoria para expansão de franquias?

Empreender exige muitas habilidades analíticas e operacionais para que o negócio tenha sucesso a longo prazo. Não importa se a empresa está iniciando as operações ou se já existe um projeto em andamento.

Para a expansão de franquias: os desafios, adaptações e mudanças surgem e exigem estratégias ágeis e eficientes.

O ano de 2020 foi marcado por incertezas, fechamentos de negócios e necessidade intensa de rever as ações estratégicas para sobreviver em meio à crise.

Especialmente no setor de franchising, as demandas de investimento em marketing para franquias e estudo de mercado para expansão do negócio na internet ganharam força.

Independente dos tipos de franquia, quem trabalha na área precisa rever o posicionamento de marca e a forma de vender.

Em outra perspectiva, imagine as mudanças frenéticas para os empresários que buscam o serviço e consultoria para abrir franquia. Antes da pandemia, certamente havia um planejamento melhor definido e se o trabalho conjunto entre consultores e franqueados já era de extrema importância, hoje é inegável.

Afinal, como abrir uma franquia? Escolher um nicho que tenha projeções boas no mercado e adaptar o processo de expansão de franquias, considerando tantas transformações no comportamento dos consumidores, no mercado imobiliário, na economia e no cenário geral?

Segundo um panorama sobre o desempenho do setor de franquias no Brasil publicado pela Associação Brasileira de Franchising, 2022 trouxe muitas oscilações no setor. Mas a recuperação nos resultados melhorou durante o 2º trimestre de 2021. Entre eles o setor de hotelaria, turismo, alimentação, saúde e bem-estar, casa, construção e moda.

Neste contexto, avaliar as mudanças do mercado, investir sem medo e analisar os formatos de operação mais viáveis para expansão de franquias é impossível sem a ajuda de um consultor qualificado.

 

O papel da consultoria de marketing para franquias

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, define o marketing como: um processo que é social e administrativo ao mesmo tempo, que consiste na produção de desejos e oferta de produtos e serviços de valor para satisfazer as necessidades das pessoas.

No caso das franquias, além das demandas burocráticas que envolvem a escolha do nicho, o formato da franquia, o local de implementação da loja física e a parte burocrática.

Analisar as diretrizes da matriz do negócio para seguir um padrão de qualidade estabelecido pelo franqueador que concede o direito de uso da marca, é parte primordial da estratégia de marketing especializada para esse nicho.

Investir na consultoria de marketing para franquias é fundamental para expandir o negócio e alinhar o novo empreendimento ao branding da marca. Essencialmente, esse serviço é importante para:

 

  • Realizar levantamentos e diagnósticos sobre a atual situação de mercado da empresa e seus produtos, sejam eles tangíveis (consumo massivo) ou intangíveis (serviços);
  • Avaliar as condições operacionais da franquia no mercado: atendimento, promoção, propaganda, logística, distribuição, vendas, treinamento, mix de produtos, entre outras;
  • Sugerir e implantar ações de melhorias e fortalecimento de branding da marca, visando a expansão do território com o aval do franqueador.

Conheça a atuação da Franceria

Criada pela Share MKT, a Franceria é uma empresa especializada em expansão de franquias de forma estratégica e possui diversos cases de sucesso como o de uma rede  em Curitiba, que cresceu 400% após aderir os serviços de expansão, posicionamento de marca.

Nos serviços de consultoria, os consultores da Franceria e os especialistas da Share MKT, uma agência de publicidade em Curitiba que atua há mais de 24 anos no mercado. Se dedicam ao máximo para construir planejamentos eficientes, estratégicos e viáveis juntamente com seus clientes para cumprir objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para isso, eles fornecem todo o suporte necessário para a expansão territorial das lojas. Intermediação da negociação com a franqueadora, análises de mercado e opções de investimento. De acordo com o perfil do cliente, orçamentos, plano de ações e acompanhamento da expansão, na prática.

As análises vão desde o branding da marca até a sugestão e acompanhamento de estratégias de marketing para fortalecer a imagem da franquia.

Buscando uma conexão com o público e o fortalecimento da autoridade do negócio, nos mais diversos canais. Com ações de marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, uso da identidade visual, entre outras.

 

Quer saber como a consultoria de expansão de franquias pode se aplicar ao seu negócio?

 

Fale com nossa equipe e tire suas dúvidas!

 

 

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