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Como utilizar estratégias de SEO para melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Estratégias de SEO

Como utilizar estratégias de SEO para melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Se você quer ver o seu site entre os primeiros resultados das buscas que os consumidores fazem no Google, sem dúvida terá que adotar boas estratégias de SEO!

Por quê? Simples. 97% dos internautas pesquisam na internet antes de comprar um produto em uma loja física ou contratar um serviço, de acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

E o Google é o motor de busca mais utilizado no mundo por quem procura informações ou pesquisa produtos.

Portanto, estar entre os primeiros resultados orgânicos (não pagos) do Google é participar do seleto grupo das empresas que recebem 70% dos cliques desses internautas!

 

Mas o que é SEO? E como isso é feito?

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização de sites. E o que isso significa?

Nada mais que um conjunto de estratégias para produzir e postar conteúdos otimizados para os algoritmos dos motores de busca (como Google, Youtube, Bing, etc.).

São eles que classificam os resultados, ou seja, escolhem os melhores conteúdos em textos, vídeos, podcasts ou infográficos, de acordo com o que consideram ser mais relevante para satisfazer à busca do consumidor. Confuso?

Vamos explicar! Quando você procura um produto ou serviço, não vai direto no Google e digita uma frase ou palavra-chave? Por exemplo, “para-raios em Curitiba”?

Logo que você digita sua busca ou “palavra-chave”, o Google apresenta uma página de resultados, a SERP.

Então você não olha os resultados da SERP e clica nos primeiros conteúdos orgânicos (que aparecem após os anúncios pagos)? Vamos ao nosso exemplo…

Pois bem, OMS Engenharia será certamente o primeiro clique que você fará. E as empresas que ocupam essa posição recebem 34% dos cliques, de acordo com uma pesquisa da Hubspot!

Mas a pergunta é: por que a OMS aparece em primeiro lugar na SERP do Google quando digitamos “para-raios em Curitiba”?

Simples, porque a Share MKT implantou estratégias de SEO, criando marketing de conteúdo para o blog da OMS otimizado para as exigências do robô do Google. E são muitas, como veremos a seguir…

→ Mas antes, aproveite para saber tudo sobre o que é como fazer Marketing de Conteúdo eficiente para crescer a sua empresa! Agora sim, vamos saber o que o Google exige para colocar um site nos primeiros resultados da SERP.

 

Os fatores de ranqueamento do Google que sua estratégia de SEO precisa considerar!

 

Esse é o primeiro ponto de toda estratégia de SEO eficiente: criar conteúdos relevantes para atrair consumidores, claro! Mas esses conteúdos precisam estar alinhados aos requisitos que o robô do Google, o Google Bot, usa para escolher os resultados que vão para a primeira página da busca orgânica.

São mais de 500 fatores de ranqueamento de SEO que o Google considera para eleger os primeiros resultados.

Isso significa que não basta escrever um post qualquer. Para chegar aos primeiros resultados do Google, é preciso atender todos esses fatores.

Por quê? O Google Bot analisa os sites periodicamente, lendo seus conteúdos e levando para as primeiras colocações os que mais seguem os fatores de ranqueamento.

O Google considera que sites otimizados, com boas estratégias de SEO, apresentam melhores chances de entregar melhores resultados e satisfazer às buscas dos consumidores. Que fatores são esses? Vejamos os principais.

 

1. Em primeiro lugar, conteúdo de qualidade

 

Cada texto que fazemos em um blog deve ser pensado para atender às necessidades do consumidor, entregando a ele conteúdo relevante e exclusivo.

Bons conteúdos, atuais e relevantes, aliados a boas estratégias de SEO são o principal fator de escolha do Google para eleger os primeiros resultados da SERP com cada palavra-chave.

Conteúdos bem estruturados, robustos, atualizados e com boas fontes de informação e confiabilidade são melhor posicionados.

 

2. Experiência do usuário

 

Seu site não precisa apenas de ótimos conteúdos. Também deve ser fácil de navegar e ter boa responsividade. Ou seja, adaptar-se a vários layouts – como celulares, desktops ou tablets – sem perder a formatação.

Também precisa ter carregamento rápido. Pois se uma página demora mais de dois segundos para abrir, normalmente a busca é abandonada.

Sites poluídos com botões que se movem e conteúdos ocultos que dificultam a experiência do usuário perdem pontos na estratégia de SEO e posições no ranqueamento.

 

3. Arquitetura do site

 

Estratégias de SEO devem considerar uma boa arquitetura e funcionamento perfeito do site.

Páginas com links quebrados, desorganização na programação, conteúdos duplicados e sem certificado de segurança (HTTPS) costumam ser penalizados e não conseguem bons posicionamentos.

 

4. Reputação do site e backlinks

 

A idade dos domínios conta, assim como sua autoridade. Os sites ganham notas de autoridade de domínio, que são consideradas no posicionamento do Google.

Quanto mais seu site for comentado, citado em outros sites, compartilhado em redes sociais, mais sua relevância aumenta.

A quantidade de backlinks – links que outros sites publicam apontando para você –  também é um importante fator de ranqueamento para a sua estratégia de SEO.

Vejamos agora os fatores de ranqueamento que precisam ser considerados na produção de conteúdos.

 

Como as estratégias de SEO são aplicadas aos conteúdos do site?

 

Os conteúdos que você posta em seu site – sejam vídeos, blog posts, infográficos ou podcasts – precisam ser produzidos e publicados seguindo uma estratégia de otimização para o Google, de acordo com as regras de SEO.

O primeiro passo para isso é definir uma palavra-chave. Todo conteúdo deverá informar sobre algo, que pode ser um produto ou serviço, e esse “algo” terá sempre uma palavra-chave que o represente.

Normalmente, a palavra-chave corresponde ao termo que as pessoas mais digitam no Google para procurar essa informação que você está disponibilizando.

Palavra definida, começa a produção do conteúdo. Vários requisitos de legibilidade e semântica precisam ser respeitados nos textos. E sua otimização – forma de postar – deve seguir critérios de conteúdos estabelecidos pelo algoritmo do Google. São eles, resumidamente:

 

  1. REPETIÇÃO DA PALAVRA-CHAVE

    Ela deve aparecer várias vezes e em pontos específicos do texto, como títulos, primeiro parágrafo, subtítulos etc.

 

  1. FORMA DO TÍTULO

    A palavra-chave deve ficar mais à esquerda do título, e ele também deve ter o tamanho e forma ideais, de acordo com o Google.

 

  1. SUBTÍTULOS

    Os blog posts precisam ter vários títulos e subtítulos com tamanhos de fontes diferenciadas por hierarquia de importância. O tema principal é desmembrado em vários subtemas.

 

  1. FRASES E PARÁGRAFOS CURTOS

    As frases têm limite máximo de caracteres. Os parágrafos também precisam ser curtos, se possível com uma única frase.

 

  1. FLUIDEZ

    O texto deve ser agradável, instigar a curiosidade, fugir de jargões técnicos e de escrita burocrática, etc. Isso é escrita de atração – copywriting.

 

  1. ENCADEAMENTO

    Quanto mais o texto prender a atenção, mais o leitor ficará na página. Quanto maior for o tempo de permanência na página, melhor será o ranqueamento no Google. Por isso, por exemplo, um tema no fim de parágrafo deve conversar com o leitor e convidá-lo a continuar a leitura com o título seguinte, por exemplo.

 

  1. LISTAS DE TÓPICOS

    Infográficos, listas de tópicos e enumerações favorecem o bom posicionamento de uma página.

 

  1. IMAGENS DE QUALIDADE

    Além de terem boa qualidade, fotos e vídeos precisam ser postados da maneira correta (com “atributo alt” e outros requisitos).

 

  1. VÍDEOS

    Um texto com vídeo posiciona melhor do que um texto sem vídeo.

 

  1. LINKS

    Todo texto precisa ter links internos e externos. Os links internos levam o leitor de um post ou página do site para outro, e aumentam o tempo de permanência no site. Os links externos devem ligar o texto a sites de referência cujo domínio tem boa relevância.

 

No momento da publicação, todos esses e outros requisitos de SEO e COPYWRITING (escrita pensada para atrair o leitor) são ajustados para o melhor posicionamento possível do texto na SERP.

No momento da publicação, todos esses e outros requisitos de SEO são otimizados para o melhor posicionamento possível do texto e de sua palavra-chave na SERP do Google.

 

Estratégias de SEO: seu produto é a palavra-chave!

 

Quanto mais conteúdos forem publicados e mais regular for a periodicidade de publicação, mais rápido o robô do Google visitará seu site e maiores serão as chances de conquistar relevância e bons posicionamentos.

Além de seguir todos esses fatores de ranqueamento, sua estratégia de SEO terá que ser perfeita na escolha de palavras-chave para atrair negócios.

Uma boa estratégia é definir e colocar numa planilha quais são os produtos e serviços mais importantes, que sua empresa precisa divulgar. Seja porque vendem bem, ou porque ainda precisam  conquistar mercado.

Para cada um deles, o estrategista de SEO precisa pesquisar a melhor palavra-chave que o representa. Imagine que, como no nosso exemplo, você mora em Curitiba e está precisando instalar para-raios em sua empresa.

Então você certamente irá buscar no Google por “para-raios em Curitiba” e, como mostramos, você lerá os resultados da primeira página – onde nosso cliente, a OMS Engenharia, aparece em primeiro lugar.

Lendo o post, você saberá que existem vários tipos de para-raios. Entre eles o para-raios ionizante, que além de proteger áreas internas, também cobre o lado de fora das edificações. Isso sim é interessante!

Agora você irá refinar sua busca procurando mais informações, dessa vez sobre o tal para-raios ionizante na sua região, Curitiba.

Que lindo! Nosso cliente aparece novamente na primeira página de resultados orgânicos, na primeira e na segunda posição da SERP com essa palavra-chave!

Exemplo:

 

Como esses exemplos, você já pode perceber que na primeira busca você digitou no Google uma palavra-chave mais genérica (para-raios em Curitiba).

E na segunda busca, quando você já sabia mais o que queria, usou um termo mais específico, que afunilou a busca, aumentando as chances de fazer você ligar para a OMS Engenharia para conversar sobre para-raios ionizante.

Isso é estratégia de SEO: saber escolher as palavras-chave certas para cada negócio e escrever sobre elas levando em conta a satisfação do leitor e os fatores de ranqueamento do Google!

 

Tipos de palavras-chave nas estratégias de SEO

 

Na estratégia de SEO, a escolha das palavras-chave é feita de acordo com o produto ou serviço que vamos oferecer, sempre levando em conta pesquisas que fazemos para determinar o que os consumidores digitam quando buscam cada tema.

Isso permite escrever blog posts com as palavras-chave certas para cada negócio.

Uma boa estratégia de SEO fará o marketing de conteúdo combinando palavras-chave mais específicas ou long tails, com palavras mais genéricas ou head tails.

Nosso primeiro exemplo, a palavra-chave “para-raios em Curitiba” é mais genérica e está mais para head tail. Já o segundo exemplo, “para-raios ionizante em Curitiba”, é uma long tail, cauda longa.

Palavras de cauda longa atraem menor volume de buscas, já que são mais específicas, mas possuem maior chance de conversão, ou seja, geram mais negócios.

Já as head tails, como são mais genéricas, são utilizadas por um número maior de pessoas nas buscas do Google. Mas com menor chance de conversão, levando a outras pesquisas antes do momento da compra.

Por isso é importante utilizar uma boa estratégia que combine esses dois tipos de palavras-chave.

Devemos trabalhar com ambas em nossos posts, pois cada tipo leva a um resultado específico no marketing de conteúdo, visando aumentar as chances de aparecer nos primeiros resultados da SERP e converter isso em vendas.

Vamos lá…

 

  • HEAD TAILS

 

Como são palavras-chave mais genéricas, amplas, são muito mais concorridas e demoram mais para chegar ao topo do Google.

Exemplo: tênis, carro, para-raio, restaurante, data center.

Convenhamos que há uma infinidade de necessidades e soluções envolvendo data centers, certo? Construção, projeto, reforma, climatização, sistemas de energia para data center…

Assim como uma palavra-chave genérica pode englobar uma gama enorme de serviços, também tende a atrair consumidores com necessidades diversas.

Muitas vezes, o futuro consumidor ou “lead” ainda nem imagina qual é a sua necessidade. Ele tem um problema para resolver. Mas não sabe o que é esse problema, qual é a sua causa, e nem quais são as soluções possíveis.

Por exemplo: os computadores não estão dando conta de processar todas as operações da empresa e os sistemas caem frequentemente.

Então o gestor da empresa vai ao Google em busca de ajuda. E digita “causas de quedas em sistemas de TI”. Então ele encontra um post dizendo “Quedas em TI? Um data center pode ser a solução”.

Opa…agora o gestor já sabe que talvez precise investir em um data center.

E então começa a procurar posts sobre o que é um data center, quanto custa construir um data center, como é feita a montagem de um ambiente desse tipo e assim por diante.

É quando ele começa a refinar sua pesquisa. E para isso, utilizará outro tipo de palavra-chave em sua busca: a cauda longa.

 

  • LONG TAILs

 

As palavras-chave de cauda longa (long tails) são  menos concorridas e mais específicas.

Por isso normalmente atraem consumidores que já sabem mais ou menos que tipo de solução precisam para resolver sua dor e enfrentar seu problema.

Exemplo: data center de alta segurança, climatização para data center, instalação de para-raios, geração solar em Curitiba.

No marketing de conteúdo, precisamos pensar sempre como pensaria a nossa persona, o nosso comprador, colocando-nos no lugar de nosso futuro cliente.

Se ele digita no Google o termo “data center”, pode estar precisando de muitas coisas diferentes. Pode estar pensando em instalar um data center, pode estar pensando em melhorar a estrutura antiga, ou pode estar se informando apenas para saber do que se trata.

Mas se ele digita: “data center de alta segurança”, é porque provavelmente já sabe mais ou menos o que quer. Assim como aquele que procura por “climatização de data center”.

 

 

 

Esse, com certeza, já sabe que tem um problema, qual é a solução e está cotando empresas para realizar o serviço.

Portanto, há menos clientes que sabem o que querem com precisão. Mas a chance de fechar um negócio com eles é muito maior!

Por isso é tão importante investir em palavras-chave longas e focadas em soluções.

Além disso, a chance de aparecer da SERP com uma long tail é maior, já que a palavra específica é menos concorrida.

 

Comece com o que é seguro…

 

Literalmente, precisamos construir o posicionamento orgânico “pelas beiradas”.

Conquistamos relevância na cidade e depois vamos ampliando. Emplacamos as palavras menos concorridas locais, depois regionais e, por fim, as palavras genéricas e nacionais.

Escolhemos “data center em edifício comercial”, por exemplo. E vamos fazemos outros posts com serviços como “moving de ativos para data center”, “climatização para data center” e, por fim, trabalhamos a head tail  “data center”.

Com essa estratégia, vamos construindo nossa base, nosso relacionamento com o público, ganhando relevância. E logo tomamos nosso espaço com as palavras-chave mais amplas e concorridas.

É com estratégias de conteúdo e palavras-chave focadas nos serviços oferecidos que atraímos a simpatia dos futuros clientes, guiando-os em sua jornada de compra. Isso é marketing de conteúdo e de atração!

 

Por que utilizar estratégias de SEO e marketing de conteúdo?

 

Resumindo tudo o que vimos, as estratégias de SEO fazem com que o site de sua empresa apareça nos primeiros lugares do Google com as palavras-chave importantes para o seu negócio.

Assim elas atraem os leads, possíveis clientes, entregando a eles conteúdos exclusivos, informativos e relevantes. Realmente úteis e que os ajudem a solucionar seus problemas.

Com isso, sua empresa estabelece um relacionamento de confiança e respeito. E quando o momento da compra chegar, certamente será escolhida.

Não é à toa que, traduzindo em números:

 

  • A maior parte das empresas com estratégias de SEO fazem Marketing de Conteúdo. E este gera 2,6 vezes mais visitas e 3,7 mais lead em seus sites – Content Trends 2018.
  • Incrementar os conteúdos eleva o tráfego do blog em até 000% – Marketing Sherpa.
  • Os e-commerces brasileiros que investem em SEO conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes SEO Trends 2017.

→ Então! Pronto para começar suas estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo? A Share está preparada para te ajudar! Contate-nos por aqui ou em nosso WhatApp! Até breve!

 

 

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