Livro dos 30 anos da FCB: um documento histórico do basquete em Santa Catarina
O Livro dos 30 anos da FCB é fruto de um trabalho primoroso da equipe da Share MKT, liderada pelo CEO Marcos A. de Siqueira. Mesmo diante de um cronograma desafiador, a produção se destacou pela excelência e pelo cuidado na preservação da memória do basquete catarinense.
Em somente 75 dias, a equipe compilou informações, conduziu 35 entrevistas, elaborou 35 textos preliminares e redigiu mais de 80 páginas com a história e os relatos de quem profissionalizou o basquete em Santa Catarina. Nesse período, o livro também foi diagramado e impresso, um feito em tempo recorde.
A narrativa inicia com o surgimento do basquete no mundo, contextualizando o esporte para aqueles que desconhecem sua história. Em seguida, aborda a chegada da modalidade ao Brasil e a Santa Catarina, onde, segundo registros históricos, era inicialmente praticada por mulheres. A publicação segue uma linha do tempo até as tentativas de organização que culminaram na criação da FCB. E, a partir daí, conta os anos recentes.
O lançamento, ocorreu em celebração ao aniversário da Federação, durante uma festividade realizada na sexta-feira, 28 de março, com a participação de clubes e personalidades. Mais de 300 convidados, incluindo dirigentes, funcionários, parceiros, atletas e ex-atletas, árbitros, representantes da imprensa, transformadores sociais e figuras históricas da entidade. A Trimania, principal parceira e grande responsável pela criação da FCB Social, foi um dos destaques do evento. Todos os presentes receberam um exemplar da publicação, que teve uma tiragem total de 1.000 exemplares.
“Para nós, foi importante passar por esse processo, algo que foi realizado em um tempo reduzido e com um resultado tão bonito. Foi uma proposta diferente de contar o basquete de Santa Catarina pelas histórias e pelas pessoas que representam suas classes na modalidade: temos dirigentes, atletas, árbitros, técnicos de todas as regiões do estado, do passado, do presente e do futuro. Uma escolha diversa que pega um cantinho de cada lugar de Santa Catarina”, afirma Lucas Inácio, da Comunicação da FCB.
Histórias da Federação Catarinense de Basketball documentadas
A linguagem utilizada foi o storytelling — a arte de escrever textos com detalhamento de cenários e situações, além de depoimentos e impressões pessoais — que captura a emoção do leitor e o transporta, de forma leve, pela leitura.
A escolha de um estilo de escrita mais leve resultou em uma abordagem criativa, em que os títulos dos capítulos remetem a expressões do basquete: “Os Pivôs da FCB”, “Armando o Jogo”, “Ponte Aérea”, “Vitória da FCB” e assim por diante. Essa estratégia também aproxima a publicação do público acostumado aos termos utilizados no esporte e agrada às novas gerações, mais habituadas a textos com linguagem informal.
O cliente optou por essa narrativa, considerando que a história da FCB já está bem documentada em três livros anteriores, que se baseiam em fatos, dados e fotos históricas.
A publicação, com 144 páginas de conteúdo, inclui homenagens de personalidades ao aniversário da FCB e representa um marco da gestão do presidente Fábio Pamplona Deschamps e do vice-presidente Sérgio Carneiro, conhecido como Serjão, à frente da Federação desde 2019.
O design: livro dos 30 anos da FCB
O design gráfico é um grande diferencial do livro. “No processo de brainstorming, não sabíamos ao certo o que desenvolver. Queríamos fugir do convencional e nos destacar, considerando a vasta quantidade de livros no mercado”, conta Paolo Malorgio, responsável pelo projeto gráfico.
A capa cumpriu seu papel de impactar e convidar o leitor a folhear as páginas com uma proposta inovadora e criativa, um verdadeiro divisor de águas para o mercado editorial esportivo.
“Sempre gostei do estilo ‘simples e sofisticado’, e foi exatamente este o caminho que seguimos”, a ideia era mostrar uma bola de basquete “saindo da capa”, como se tivesse vida própria e fosse arremessada para uma cesta.
“Inicialmente, parecia uma ideia simples, mas nos surpreendemos com o resultado. O efeito foi obtido com um corte especial. Uma ideia simples, mas bem executada. Nesse momento, percebemos que tínhamos encontrado a chave para um resultado inovador e surpreendente”.
Onde o conceito dialoga com a modalidade esportiva: “Ao movimentar a capa, a bola parece se mexer, quicar, dando vida e originalidade a um design simples, mas de grande impacto”, compartilha a equipe Share.
A criação do livro da FBC busca enfatizar o basquete, destacando as cores preto e laranja. Todo o projeto gráfico do miolo foi realizado com essas duas cores, reforçando ainda mais o conceito. O design é complementado por fotos em preto e branco que destacam a história e as raízes da FBC.
Em resumo, o Livro dos 30 anos da FCB conta com um design minimalista e elegante, com ênfase às fotografias, juntamente com as páginas flat chapadas em pantone laranja, que dão vida e modernidade a um livro histórico. “Um projeto com um design simples, mas de grande relevância conceitual e artística para o esporte e principalmente para o basquete brasileiro e catarinense”.
Leia também: Federação Catarinense de Basquete celebra 30 anos com evento em Florianópolis
Deixe um comentário