Como fazer marketing de conteúdo para web?
A redação para como fazer marketing de conteúdo para web, cujo principal canal é o blog da empresa, segue necessariamente padrões de SEO e COPYWRITING (escrita de atração).
Os padrões de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para que as páginas do blog sejam indexadas pelo robô do Google e tenham bom ranqueamento.
A meta é que cada texto criado, ou seja, cada página do blog corporativo apareça na primeira página da SERP.
SERP é a lista dos resultados de busca que surgem quando digitamos um assunto, por exemplo: como fazer marketing de conteúdo para web no Google.
Ou seja, cada texto é criado para fazer com que uma palavra-chave importante para atrair negócios apareça no início da SERP.
Assim, quando um cliente procurar um serviço prestado, encontrará a empresa nos primeiros lugares da SERP com a palavra-chave que ele utilizar.
Se o cliente procurar “como fazer marketing de conteúdo para web”, por exemplo, poderá encontrar, em breve, o texto sobre o marketing digital , já que ele foi planejado para e redigido com essa palavra-chave.
O planejamento de quais textos e palavras chaves usar é de suma importância para um bom posicionamento.
Para que um texto/palavra-chave chegue às primeiras colocações na SERP, portanto, nada é escrito aleatoriamente.
Vários requisitos precisam necessariamente ser respeitados nos textos e sua otimização (formatação de publicação) segue critérios estabelecidos pelos algoritmos do Google.
Lista resumida de como fazer marketing de conteúdo para web.
São eles (muito resumidamente):
- REPETIÇÃO DA PALAVRA-CHAVE: ela deve aparecer várias vezes e em pontos específicos do texto, como títulos, primeiro parágrafo, subtítulos etc. Veja a palavra: como fazer marketing de conteúdo para web.
- FORMA DO TÍTULO PRINCIPAL: a palavra-chave deve ficar mais à esquerda do título, e ele também deve ter o tamanho e forma ideais, de acordo com o Google.
- TITULAÇÃO NO CORPO DO TEXTO: o post precisa ter vários títulos e subtítulos com tamanhos de fontes diferenciadas por hierarquia de importância.
- FRASES E PARÁGRAFOS CURTOS: as frases têm limite máximo de caracteres. Os parágrafos também precisam ser curtos, se possível com uma única frase.
- FLUIDEZ: o texto deve ser agradável, instigar a curiosidade, fugir de jargões técnicos e de escrita burocrática, etc. Isso é escrita de atração – copywriting.
- ENCADEAMENTO: quanto mais o texto prender a atenção, mais o leitor ficará na página. Quanto maior for o tempo de permanência na página, melhor será o ranqueamento no Google. Por isso, por exemplo, um tema no fim de parágrafo deve conversar com o leitor e convidá-lo a continuar a leitura com o título seguinte, por exemplo.
- LISTAS: infográficos, listas de tópicos e enumerações favorecem o bom posicionamento de uma página.
- IMAGENS: além de terem boa qualidade, fotos e vídeos precisam ser postados da maneira correta (com “atributo alt” e outros requisitos).
- VÍDEOS: um texto com vídeo posiciona melhor do que um texto sem vídeo.
- LINKS: todo texto precisa ter links internos e externos. Os links internos levam o leitor de um post ou página do site para outro, e aumentam o tempo de permanência no site. Os links externos devem ligar o texto a sites de referência. No caso do “como fazer marketing de conteúdo para web”, “linkamos” com a Share MKT, cujo domínio tem boa relevância.
- O TEXTO É CRIADO PARA A PALAVRA-CHAVE, E NÃO O CONTRÁRIO: a palavra-chave inspira o texto, que é criado para promover um assunto. Raramente o post é mera informação, o que ocorre mais em notícias institucionais, como a conquista de prêmios. Mesmo assim, sempre tentamos encaixar nessa informação uma palavra-chave, para otimizar a relevância da publicação.
No momento da publicação, todos esses e outros requisitos de SEO e COPYWRITING são ajustados para o melhor posicionamento possível do texto na SERP.
Próximo post: CONSTRUÇÃO DE RELEVÂNCIA E BRANDING
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