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Marketing de conteúdo em Curitiba: por que fazer?

Marketing de conteúdo em Curitiba

Marketing de conteúdo em Curitiba: por que fazer?

Por que fazer marketing de conteúdo em Curitiba? Resumidamente, porque a criação de conteúdos relevantes é a principal ferramenta do chamado “marketing de atração” ou inbound marketing.

Como o nome diz, o marketing de atração serve para atrair a atenção do consumidor até a sua marca. Não é você que vai até o público invadindo sua televisão ou Youtube sem pedir licença. É o público que vem até você.

Isso ocorre porque ele é atraído, basicamente, pelo conteúdo que sua marca oferece. Claro que falamos aqui de um conteúdo que resolva os problemas, necessidades ou aspirações do consumidor. No jargão do marketing, que “solucione suas dores”.  Ou entregue a ele um benefício.

Como é feito o marketing de conteúdo em Curitiba?

Basicamente, o marketing de conteúdo em Curitiba é feito com estratégias de publicação periódica de conteúdos informativos e relevantes. Normalmente as publicações são feitas no blog e nas redes sociais da empresa (como o Facebook ou canal no Youtube). Esses conteúdos podem ser:

  • textos informativos ou educativos
  • vídeos (veja um exemplo que fizemos para o Marumby Auto Shopping, em Curitiba)
  • webinars (conferência na WEB)
  • podcasts (conteúdos digitais, normalmente em áudio. Aqui tem um posdcast que fizemos para a empresa OMS Engenharia)
  • infográficos
  • imagens e muitos outros.

Os blogs e sites corporativos são os instrumentos mais utilizados para a postagem de conteúdos. Bem como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias sociais.

Os variados tipos de conteúdos podem ser combinados e adaptados para a linguagem de cada um desses meios de comunicação.

Como devem ser os conteúdos?

Precisam ser, antes de tudo, relevantes. Ou seja, comunicar algo útil que tenha qualidade e precisão informativa. Algo que passe confiança e credibilidade junto aos “navegantes” do mundo digital. Ter ainda linguagem clara e acessível, direcionada ao tipo de público-alvo do seu negócio.

Quer um exemplo?

Imagine que você tem uma empresa de engenharia elétrica. Nesse caso, sua empresa deve criar conteúdos que falem dos problemas ligados a instalações elétricas. Por exemplo:

  1. Quanto uma indústria deixa de economizar por falta de eficiência energética?
  2. Quanto dinheiro uma empresa joga no lixo por falta de manutenção elétrica?
  3. Como prevenir incêndios?
  4. Qual é a melhor saída para não sofrer apagões?
  5. Como funciona um sistema de geração de energia solar?

Note que os conteúdos, sejam em texto, áudio ou vídeo, devem solucionar dúvidas, orientar, informar os consumidores sobre as tecnologias existentes, educar!

Você não irá oferecer seus serviços. Mas mostrar indiretamente como são importantes para resolver determinados tipos de problemas. 

Educar não é falar bem de si mesmo!

Portanto, fazer marketing de conteúdo em Curitiba nada tem a ver com propagandear a própria marca. Muito pelo contrário. Falar de si mesmo, ao invés de atrair, costuma repelir a atenção das pessoas.

É preciso oferecer conteúdos sem pedir nada em troca. Sem vender um produto ou serviço. Apenas informar e educar possíveis consumidores sobre os tipos de problemas que eles enfrentam, apontando possíveis soluções. E, é claro, técnicas, produtos ou serviços para resolvê-los.

Assim ocorre a atração…

Com essa estratégia, sua marca começa a ser interpretada pelos visitantes do seu site/blog ou redes sociais como referência.

Você passa a ser visto como uma empresa que se preocupa não apenas em vender, mas em solucionar, funcionar, resolver a vida das pessoas.

E isso torna a sua marca um ícone de credibilidade. E o consumidor é, então, atraído até você. Quando for o momento certo da compra, ele irá lembrar de você em primeiro lugar.

“O marketing de conteúdo é um canal aberto entre a marca e o consumidor. É uma forma de relacionamento e fidelização autorizada. Ou seja, você atrai oferecendo informação relevante, e a pessoa vem até você porque quer, não porque um anúncio salta da TV ou do rádio na sua cara” – explica o jornalista Paulo Cezar de Siqueira, sócio da Share MKT.

Portanto, o marketing de conteúdo em Curitiba é uma excelente oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar antigos. O objetivo é vender. Mas, antes de tudo, fazer com que as empresas passem a existir e ganhem valor, que sejam respeitadas no universo da internet. Sem conteúdo, é muito fácil ficar invisível e naufragar no mundo virtual.

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