Projeto Carro Movido a Sol, organizado pela Share MKT, é sucesso em Curitiba
Carro Movido a Sol? Sim! O primeiro do Brasil totalmente abastecido com energia fotovoltaica nasceu em Curitiba. E a Share Market coordenou a formatação do projeto e o trabalho de assessoria de impressa para o idealizador do veículo, a OMS Engenharia.
Circular pela cidade com um carro alimentado por energia fotovoltaica é chamar a atenção de pessoas e empresas para as enormes possibilidades da geração energética. Provocar os brasileiros a questionar e saber que já é possível produzir a própria energia e ser autossustentável.
O projeto partiu dos engenheiros Osmar Nascimento Costa e Mauro Nascimento Costa, clientes fixos da Share. Eles tiveram a ideia de acoplar placas de geração solar no teto do veículo. A importadora do carro topou o desafio. E nasceu o Carro Movido a Sol, que com a cobertura fotovoltaica, gera energia enquanto roda, aumentando a autonomia da bateria. A recarga é feita na empresa, com a energia solar que ela mesma produz em seu telhado, Custo de rodagem: zero. Veja aqui os detalhes do projeto.
Além de ter um forte viés humano e de cuidado com o meio ambiente, o Carro Movido a Sol promove a visibilidade da marca OMS Engenharia sem igual. Por onde passa, o “carrinho” elétrico rouba a cena. As pessoas apontam o dedo e fazem expressões de surpresa. “Que carro é esse?” – perguntam.
Com o trabalho de assessoria de imprensa da Share, que criou o nome “Carro Movido a Sol”, emissoras de TV, rádio e jornal publicaram reportagens sobre o projeto. Tudo foi utilizado para alimentar as mídias sociais da OMS.
Só no Facebook, foram 15 mil pessoas alcançadas. E mais de mil pessoas se envolveram nas publicações com comentários, compartilhamentos e outras participações.
Além disso, 1773 pessoas assistiram aos vídeos das reportagens que foram produzidas pela Band e pela TV Educativa do Paraná. O Carro Movido a Sol também foi parar na capa do jornal Bem Paraná (03.04.18l), vendido em bancas na região de Curitiba, e na rádio Band News. Veja matéria aqui.
A agitação no Facebook deu maior visibilidade ao blog da OMS. Nas duas semanas que seguiram à campanha, 1200 pessoas navegaram no site da empresa. Bom resultado de marketing, não?
Mas qual foi o papel da Share MKT nesse processo todo?
Em primeiro momento, foi redigir e pensar o projeto Carro Movido a Sol. O que, quando, onde e o porquê de um carro movido a energia fotovoltaica. Dar forma à ideia dos engenheiros Osmar e Mauro Nascimento Costa.
Em uma segunda etapa, foi criado o layout da adesivação para deixar o veículo com “cara de sol”.
Após essa primeira etapa, já com o carro pronto e rodando pelas ruas de Curitiba, foi criada a campanha de assessoria de imprensa. Um release foi desenvolvido e enviado para as mídias locais. O resultado foi imediato, mostrando que a ideia dos engenheiros era excelente.
Os resultados obtidos com o trabalho da Share MKT no projeto Carro Movido a Sol
Em uma semana, a campanha de assessoria de imprensa do projeto Carro Movido a Sol levou milhares de pessoas a visualizarem a marca OMS. Relatamos nesse post os resultados do blog da empresa, do Facebook e do YouTube, mais simples de serem mensurados.
Porém, houve também a visualização da marca OMS nas bancas de jornais, nos sites da Band e do Bem Paraná, além das pessoas que assistiram às reportagens nos respectivos veículos de comunicação.
Somando todas publicações — Facebook, TVs, sites, jornal, rádios — o resultado superou as expectativas. Se uma empresa fosse investir em uma divulgação desse porte veiculando anúncio em jornais, os preços seriam exorbitantes. Só na TV Bandeirantes, o valor para veicular um anúncio de 30 segundos em horário nobre custaria R$ 118.000,00.
É desta forma que uma boia ideia cria asas nas mãos de profissionais competentes. Ou melhor…brilha como um Carro Movido a Sol.
Deixe um comentário