O Marketing Digital pode ser uma vacina contra o coronavírus
Quer saber como podemos usar a crise a nosso favor? Então pense em usar o marketing digital como uma vacina contra o coronavírus.
Sim, o país parou. Mas calma, nem tudo está perdido! Esse pode ser um momento de grandes conquistas. e quem sabe se a sua empresa não saia mais fortalecida nesse período de isolamento social.
Quer saber como? É sobre isso que vamos falar nesse post.
Pare…
A primeira coisa que precisamos fazer nesse momento é não nos desesperar.
Isso porque se perdemos “as estribeiras” de nossas emoções e mente, nesse momento, a Covid-19 já nos vencerá.
Por isso, a buscar o autocontrole e o autoconhecimento é bastante recomendável.
Uma pessoa que não consegue pensar e refletir porque está em crise, desequilibrada, não encontrará as soluções que podem resolver os impasses que a maioria das empresas enfrentarão nos próximos meses.
O desespero é uma força negativa, “um lobo mau” que devemos controlar nesse momento.
…e respire
Muitos falam de autoconhecimento. E esse é um grande momento para começarmos a praticar essa filosofia milenar.
Quando começarmos a nos sentir desesperados, podemos nos concentrar nesse friozinho na barriga, respirar fundo e dizer — até em voz alta — Isso vai passar! Tudo na vida tudo passa. Daqui a alguns meses as coisas voltarão ao normal e preciso me preparar para esse “renascimento” do mundo.
Depois dessa etapa, senhores de nós mesmos, podemos ir para o próximo passo, que é pensar em criar estratégias para reduzir os prejuízos que nossa empresa possa vir a ter.
Marketing digital para aproximar clientes: vacina contra o coronavírus
Se observarmos bem, as vendas na internet estão bombando. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os negócios online cresceram 100% em fevereiro e março de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
Então Pense. Quando o isolamento social gerado pelo coronavírus passar, essa tendência permanecerá?
O isolamento fez com que as pessoas percebessem ainda mais que a internet, os aplicativos e os negócios online vieram para ficar e estão em franca expansão.
Podemos ver empresas que, mesmo com toda a economia parada, estão faturando três vezes mais do que faturavam antes.
O mercado mudou! Com a internet já não se vende mais só para o nosso bairro ou rua. Vende-se para “o mundo inteiro”.
Porém, como as pessoas podem chegar até nós nessa grande rede que é a internet? E é esse o X da questão: e é aqui que entra o marketing digital.
Para realizar um bom trabalho de marketing digital, não é só fazer anúncios, banners ou outros conteúdos e jogá-los no site da empresa e mídias sociais.
É necessário realizar toda uma estratégia de SEO, de marketing de conteúdo, de qualificação de leads e de funil de vendas para fazer com que esses conteúdos cheguem às pessoas que estão procurando por soluções para seus problemas. E após isso, que estes conteúdos se transformem em pedidos de orçamentos e vendas.
Vacina contra o coronavírus e as estratégias do marketing digital
Pare realizar todo esse trabalho, é necessário ter uma expertise. Ir fazendo conteúdos tipo “ao Deus dará” não surtirá os efeitos desejados.
Desta forma, primeiramente é necessário ter um bom texto e saber realizar a comunicação necessária para que ele toque o possível novo cliente.
Bons textos são a chave para fazer com que os robôs do Google coloquem o site de sua empresa na primeira página de seu buscador.
Depois disso, é necessário conhecimentos de SEO (otimização para motores de busca), de estratégias de marketing, de funil de vendas, de qualificação de lead, etc. Ou seja, marketing digital é toda uma ciência.
Com o marketing digital é possível conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem.
Em tempos de Covid-19, isso é vital para a sobrevivência dos negócios. Especialmente porque nunca estivemos tão próximos, mesmo com o isolamento social. Aproveite isso. Essa é a nossa sugestão.
Planejar-se a curto e médio prazo pode ser uma vacina contra o coronavírus
É normal se desesperar, nesse momento, vendo o número de orçamentos e de vendas caírem. Nesse período, é inevitável que isso aconteça. Todos estão assim.
Mas lembre-se da vacina contra o coronavírus, do autocontrole, e não deixe as emoções negativas dominarem.
Então, o melhor a fazer é criar uma estratégia não para 10 ou 15 dias. Pense em construir a imagem de sua empresa a médio e longo prazo. Uma imagem para que, quando a crise passar, sua empresa volte a todo vapor.
Pense em contatar os seus clientes e dar apoio a eles. Pense em criar campanhas para o pós-crise. Não é porque estamos em isolamento social que não podemos conversar com nossos clientes.
Uma outra dica importante é criar uma planilha de custo e adotar estratégias financeiras para lidar com os próximos meses.
Trabalhe o relacionamento com clientes atuais
Os próximos meses serão bastante tensos para todos. Mas lembre-se da vacina contra o coronavírus: não se desespere e comunique-se com estratégias digitais.
O diferencial aqui é como você irá tratar os seus clientes. Você pode criar campanhas direcionadas a eles.
Podem ser campanhas motivacionais mostrando que esse é um momento de união. Essa atitude é uma maneira de se aproximar e criar laços ainda mais fortes com os clientes fiéis da nossa empresa.
Além disso, campanhas de e-mail marketing ajudarão na conquista de novos clientes.
Enfim, repetindo o que já falamos acima: não é porque estamos em isolamento social que devemos ficar parados sem fazer nada. Muito pelo contrário, esse período que o mundo está passando é um momento de arregaçar as mangas e ir à luta. É um período de muita atividade.
Mídias sociais: grandes aliadas
As mídias sociais estão em franca expansão nesse momento. E utilizá-las para criar campanhas focadas nos meses de crise e pós crise é bastante recomendável.
Um exemplo de mensagem pode ser: não cancele, adie! As coisas irão voltar ao normal e as pessoas regressarão à rotina sedentas de atividades.
Acreditamos que haverá uma grande demanda de serviços quando o isolamento social passar. E uma onda positivista será sentida em todo o mundo.
Então se prepare para esse recomeço! Pense nas mídias sociais, pense na tecnologia, no marketing digital como aliado para divulgar seu negócio e realizar novas vendas.
Há muito que a internet deixou de ser algo estático. Um site não é mais um catálogo parado que servia somente para uma apresentação de uma empresa. A WEB se transformou em uma grande fonte de negócios. Ela movimenta bilhões, é renda para muitas pessoas e vendas para muitas empresas. Para sua empresa se aproveitar disso, é só dar o passo certo.
Aproveite o momento para pensar nos rumos de seu negócio
Esse período de parada é um momento de reavaliar a gestão de seu negócio. Sim, isso é muito recomendável e saudável. Grandes empresas mudaram totalmente o rumo depois de uma reavaliação e tiveram um sucesso enorme.
Além disso, considere realizar reparos e mudanças que não poderiam ser feitos sem parar a empresa. Repense sua cadeia de suprimentos, sua carteira de serviços e suas formas de venda e relacionamento com clientes.
Mais que simples relações de compra e venda, o momento exige parcerias e novas posturas, mais atuantes em relação ao mundo, ao meio ambiente e às pessoas.
Como você pode perceber, mesmo que o momento seja difícil, existem maneiras que poderão nos ajudar a sair da crise da Covid-19 fortalecidos.
Aproveite, coloque a cabeça para funcionar e saia dela mais forte do que antes. Lembre-se da história da ave fênix, que após morrer, sempre renasce mais forte e mais bonita do que antes.
Então, não se desespere. Renasça para novos voos. O momento é propício para isso.
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