Qual o segredo do conteúdo no marketing atual ou Marketing Digital ?
O segredo do conteúdo no marketing atual ou Marketing Digital é: “crie conteúdo bom e seus clientes virão até você. Crie conteúdo realmente bom e os clientes compartilharão e espalharão sua mensagem por você. Mais do que nunca, hoje o conteúdo é rei. O conteúdo é essencial para bons negócios”, afirma Ann Handley, especialista no assunto e autora do livro “Estratégia de Conteúdo para a Web”.
Hoje blogs, YouTube, Facebook, Twitter e outras plataformas online dão à sua empresa uma enorme oportunidade de se comunicar diretamente com atuais e potenciais clientes. Ao invés de fazer a divulgação da sua organização ou de sua marca somente do jeito tradicional, agora você tem uma oportunidade gigantesca: pode criar conteúdos online (posts em blogs, vídeos, webinários, podquest etc) que atrairão seus clientes até você.
Atualmente, toda empresa tem o potencial de uma editora. Editora no sentido de criar e veicular informações e conteúdo no marketing, relevantes e valiosos às pessoas, ao seu público, e isso gerará novos negócios para você.
E por que isso acontece? Simples. Porque não se faz mais marketing como antigamente. Na atualidade, grandes empresas como a Audi, L’Oreal, Volkswagen, Toyota, McDonald’s, os bancos Lloyds, HSBC usam o YouTube para veicular seus vídeos, ao invés de divulgá-los somente nas mídias televisivas. Isso mostra que essas grandes companhias estão aderindo em massa à produção de conteúdo no marketing e usando plataformas como, por exemplo, o YouTube. O próprio site da empresa se transforma em um painel de anúncio, um outdoor, uma revista digital, um jornal on-line do segmento em que a marca está inserida.
O potencial da internet e o conteúdo no marketing atual
A realidade do universo WEB é esmagadora:
- 98 milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias.
- 51 milhões fazem compras online.
- 75% começam as compras na WEB e 60% checam informações on-line enquanto compram em lojas físicas.
- Além disso, 92 milhões de brasileiros acessam o Facebook.
Ou seja, toda a compra começa na internet. O usuário, antes de tomar uma decisão, procura informações dos produtos ou serviços que deseja nos buscadores orgânicos da Web (Google, Bing, Yahoo). Só depois de tirar suas dúvidas e de comparar preços ele toma a decisão de comprar, contratar ou ir até um determinado local que escolheu para usufruir momentos com amigos ou familiares.
É importante ressaltar ainda que 75% dos usuários que pesquisam palavras no Google clicam nos resultados orgânicos e não nos pagos, porque enxergam neles maior credibilidade. O que esses usuários querem? Informações, dados sobre algo, produto, ao serviço.
Como a escolha de compra começa pela internet, o Marketing teve que evoluir: toda divulgação e fortalecimento de uma marca, hoje, deve passar pela internet obrigatoriamente.
Portanto, não cuidar do seu site ou blog, deixá-lo jogado à deriva no oceano da web é simplesmente um ato de insanidade. Parafraseando Kristina Halvorson, escritora e fundadora da agência Brain Traffic — uma renomada agência de estratégias de conteúdo dos USA —, se o conteúdo hoje é tão imprescindível para os negócios, por que ele é deixado sempre em segundo plano? Por que ele não é colocado em nossa lista de obrigações primordiais empresariais?
Comumente as empresas gastam horrores para contratar um web designer para que ele projete um site da empresa. Depois de pronto, infelizmente, repetem o que todo mundo fazia antigamente: escrevem na área reservada para os textos algo como “somos uma empresa de excelente qualidade. Contamos com uma equipe altamente qualificada de profissionais”, e usam palavras como: agregar, alavancar e tantos outros jargões empresariais que, ao invés de atraírem, espantam clientes. Depois disso, abandonam o site na web. Passam meses sem oferecer nenhum conteúdo novo ou informação relevante para o consumidor e sequer navegarem nele. O site se torna um folder estático, é abandonado na WEB como um barco à deriva e, logicamente, não traz resultado porque o consumidor simplesmente não o encontra. E então muitos empresários que estão nessa situação reclamam: “a web não traz negócios”!
Queremos afirmar que a web, hoje, oferece uma oportunidade única de sua empresa:
- exercer um relacionamento direto com seus clientes
- fidelizar e cativar sua clientela
- propagar a sua marca em níveis gigantescos
- criar excelentes conteúdos para cativar mais clientes e transformá-los em fãs e, consequentemente, em divulgadores da sua marca
- converter essa relação em futuros e possíveis negócios.
Leia também: O que é marketing de conteúdo e como usá-lo para atrair clientes e fechar negócios?
O segredo da web, então, é cativar, cultivar, conquistar clientes — para não dizer fãs — através de excelentes conteúdos.
Para finalizar essa breve explanação questionamos: diante dessa realidade e desse mercado tão promissor que é a internet, diante desse mundo de oportunidade, você vai ficar aí estático?
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